30 anos da WEB

por
Tatiana Duarte

Na última terça-feira, dia 12/03, a World Wide Web completou 30 anos! 🌎 .
O que começou como uma ferramenta para facilitar o acesso a documentos — quando Tim Berners-Lee a inventou em 1989, como um projeto da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é hoje a principal interface para conectar as pessoas com a internet. Hoje os termos internet e web são vistos praticamente como sinônimos, embora o segundo tenha surgido somente 20 anos após o primeiro.

📊 Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), pela primeira vez desde o surgimento da internet, o número de pessoas conectadas à rede no mundo superou, até o final de 2018, o daquelas que ainda não têm acesso. São 3,9 bilhões de pessoas, o equivalente a 51,2% da população mundial.

📝 Em carta divulgada no início desta semana, o criador da WWW, diz ser necessária uma ação global para conter "o mergulho (da internet) rumo a um futuro disfuncional". Segundo ele, as três grandes ameaças ao futuro da internet são:
• Atividades maliciosas, como hacking e assédio;
• Projetos de design duvidoso, como modelos de negócios que recompensam cliques;
• Consequências não intencionais, como discussões agressivas ou polarizadas.

👨🏻‍💻 Apesar dos aspectos negativos, não há dúvidas quanto as contribuições da internet e da rede mundial de computadores à sociedade e à forma como as relações pessoais e comerciais se desenvolvem. Inclusive, das 🔝 5 empresas que mais crescem no mundo, as 3 primeiras tem o ambiente digital como core business: 1️⃣ Amazon, 2️⃣ Microsoft e 3️⃣ Netflix.

#xtrategy4#www#marketingdigital