A força do cooperativismo

por
Tatiana Duarte

Pense em pessoas com interesses em comum trabalhando juntas para o crescimento de todas. Isso é cooperativismo!! Data que é comemorada internacionalmente do mês de Julho. .
🌎 Para que se tenha ideia dessa força, ao menos 12% da população mundial é cooperada em alguma das 3 milhões de cooperativas. Entre as 🔝300 são gerados US$2.1 trilhões de fluxo, sendo que as cooperativas empregam aprox. 280 milhões de pessoas, o que equivale à 10% da população mundial!

🇧🇷 Segundo o World Co-operative Monitor Report 2018, 5 cooperativas brasileiras estão na lista das 300 maiores do mundo. São elas: Copersucar (60), Sicredi (120), Coamo (127), C.VALE (187) e Confederação Nacional das Cooperativas Médicas Unimed (239).

📍 O cooperativismo gaúcho têm 2,9 milhões de associados, 437 cooperativas e 83,8 empregados, sendo que 78% estão concentradas nos ramos 🐄Agropecuário (seguimento economicamente mais forte no estado e no país), 💳Crédito, 🏥Saúde e 🚚Transporte.
No estado, o órgão de registro, cadastro e certificação das cooperativas é o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, e segundo o relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019 (ano base 2018) realizado pelo órgão, o RS obteve R$ 48.2 bilhões de faturamento, crescimento de 5,2% em relação ao total do ano anterior.

O certo é que o espírito do cooperativismo está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
Ainda não está convencido? 🤔
Te desafiamos a encontrar algum item na sua mesa de café-da-manhã que não seja proveniente de uma cooperativa. 🥛☕🥪

#xtrategy4#cooperativismo#sescoop#worldcooperativemonitor#copersucar#sicredi#coamo#unimed