Dica de Leitura: Plataforma- A Revolução da Estratégia

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

Se você se interessa por temas relacionados à tecnologia, inovação e estratégia, recomendamos que leia  “Plataforma - A Revolução da Estratégia”, dos autores Geoffrey G. Parker e Marshall W. Van Alstyne, pesquisadores no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e do consultor Sangeet Paul Choudary.

O livro aborda os diferenciais competitivos necessários para que as empresas em diferentes estágios de evolução (líderes de mercado até startups), consigam competir e se fortalecer com as novas oportunidades da era digital. O livro mostra de forma direta e prática como analisar cada tipo de diferencial e como implementar modificações na cultura e processos das empresas.

Uma conferência lota a cidade de San Francisco (EUA) e dois amigos decidem alugar um dos quartos de sua casa... Assim nasceu o AirBnb, a maior rede de hospedagem sem possuir um único quarto próprio, fazendo uso da tecnologia e o seu poder de escala! Além desta, outras tantas empresas surgiram com novos olhares para situações e problemas que eram tratados de formas completamente diferentes. A brasileira iFood é outro nome que se destaca na solução de um problema através da viabilização do contato direto entre produtores e consumidores, reduzindo custos-pois elimina intermediários e agilizando processos.

Para entender um pouco mais sobre o universo das plataformas digitais que revolucionaram a forma como nos comportamos e nos relacionamos, fica nossa dica de leitura!

O livro teve sua 1ª edição em português lançada em maio de 2018 e pode ser encontrado em formato físico ou digital.