Ecossistema de Startups

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

🇧🇷De acordo com o último Censo StartSe, onde foi mapeado o ecossistema brasileiro de startups, as 🔝 5 regiões com maior relevância e impacto foram: Grande São Paulo (30%), Interior de São Paulo (12%), Rio Grande do Sul (12%), Rio de Janeiro (9%) e Minas Gerais (7%).

🌎 Ecossistemas de startups são basicamente empresas e órgãos envolvidos no processo de desenvolvimento de novas soluções. Segundo o americano Steve Blank, um dos precursores do modelo Lean Startup (startup enxuta), uma startup “é uma organização temporária em busca de um modelo de negócios escalável, reproduzível e lucrativo.”

📊Segundo estudo da Fundação Dom Cabral, 25% das startups morrem no primeiro ano e 50% em até 4 anos. Esse dado reforça que, embora estas novas empresas demandem baixo investimento inicial (91,8% iniciam com capital próprio dos fundadores) a estruturação do modelo de negócios no estágio inicial é fundamental para o sucesso das mesmas.

♟A estratégia de estruturação contempla desde definição das atribuições e responsabilidades de cada cargo/função, passando pelo profundo estudo do mercado de atuação e culminando no planejamento estratégico de marketing.

🙋🏻‍ Se você tem interesse pelo assunto e deseja saber mais sobre o universo de inovação, fique a vontade de nos escrever via direct com suas dúvidas ou sugestões de temas.

☑ A Xtrategy4 é especializada em Inteligência de Mercado e atende indústrias de diferentes portes e segmentos, sempre buscando a melhor estratégia e soluções dentro do objetivo e resultados pretendidos.

#xtrategy4#startse#inovacao#domcabral#inteligenciademercado