Entendendo a Inteligência de Mercado

por
Tatiana Duarte

Em 1950, Hans Peter Luhn, utilizou pela primeira vez o termo “Business Intelligence System”. O pesquisador Luhn, estava a frente de seu tempo e o conceito realmente ganhou força somente em 1980 juntamente com os avanços tecnológicos e a informação digital.  Nesse período também começaram a surgir a engenharia da informação, processamento de dados, análise de informações e outras.

Inteligência de Mercado também conhecida como BI (Business Intelligence), é uma necessidade das empresas para se manterem ativas. É uma forma de observar o mercado, estar atualizado e à frente das concorrentes atuais e potenciais. Por meio do estudo e análise minuciosa dos números coletados, a inteligência de mercado, os transforma em informação valiosa para as empresas.

A união de diversas técnicas e metodologias são a base da inteligência de mercado. Podemos citar:

- comportamento do consumidor e suas tendências

- identificar estratégias utilizadas pela concorrência

- técnicas de vendas

- traçar um perfil do público- alvo

A Inteligência de Mercado busca respostas mais precisas para perguntas que definem ações estratégicas. A técnica auxilia a tomada de decisão, planejamento, reposicionamento no mercado e entre outros.

Independente do tamanho da empresa, ela deve estar atenta a sua concorrência, olhando para fora e percebendo o que estão fazendo. E não esquecendo, também, de fazer uma auto análise, este olhar para dentro traz a percepção do que está bom e precisa continuar e o que pode ser melhorado ou alterado.

Além disso, a Inteligência de Mercado sugere e ajuda na implementação de novas ferramentas no ambiente profissional como: automatizar tarefas e processos, treinar a equipe para utilizar a inteligência no seu dia-a-dia, absorver o que é relevante, conhecer o mercado e a atuação.

A Xtrategy4 utiliza vários aliados para chegar aos resultados almejados, entre eles está o Power BI, que é um conjunto de ferramentas de Business Intelligence que auxilia na análise de dados e negócios, compartilhamento de ideias entre outros. Criando relatórios e dashboards  para simplificar a análise de seus dados.