Afinal, o que é ESG?

por
Arinês Bresolin da Costa

A sigla é o acrônimo em inglês para:

(E)nvironmental , em português Meio Ambiente

(S)ocial , em português Social

(G)overnance , em português Governança

É utilizada para avaliar as práticas e o engajamento que as empresas possuem com esses três pilares, levando em consideração que, cada vez mais, a economia demanda um comportamento consciente e que garanta a sustentabilidade empresarial.

Conheça o significado de cada pilar:

Meio ambiente

Esse pilar tem como propósito medir o nível de envolvimento de uma marca com as práticas de sustentabilidade ambiental. Como por exemplo: reaproveitamento da água da chuva, coleta seletiva, reciclagem e/ou até mesmo práticas de políticas internas como a reutilização de folhas para rascunho.

Tendo o entendimento desse pilar, deixamos a seguinte reflexão:

O que a sua empresa faz atualmente para reduzir o impacto ao meio ambiente? Se a resposta for: "Não fazemos nada!", é hora de rever o seu planejamento!  

Social

O segundo pilar ESG é o social. Nesta esfera são analisadas ações realizadas interna e externamente à uma organização, e que foram apontadas pela sociedade. Diversidade cultural na contratação de colaboradores, projetos sociais, ambiente de trabalho seguro e com boas condições são alguns dos critérios analisados.  

Governança Corporativa

Aqui as empresas são analisadas pela transparência dos seus dados fiscais, práticas anticorrupção, discriminação por gênero, idade e racial.  

6 vantagens ao aderir os princípios ESG:

1 – Padrões exigentes sobre assuntos considerados relevantes para a empresa e sociedade;

2 – Empresa mais atraente para possíveis investidores;

3 – Torna-se possível detectar oportunidades estratégicas;

4 – Sua marca será construída com potencial de valor no mercado, resultante do engajamento com a sustentabilidade;

5 – Ao alinhar os valores da empresa com os colaboradores e sociedade, além de fortalecer o propósito social você melhora a retenção e satisfação de talentos;

6 – Impulsiona o aumento da receita e possibilita a redução de custos, entendendo que haverá melhoria na administração de recursos naturais.  

Qual é o primeiro passo para uma empresa tornar-se ESG?

Incluir esta pauta no seu planejamento estratégico! Isso proporcionará uma visão clara do seu negócio para que seja possível traçar metas para sua empresa e posteriormente colocá-las em prática.  

Para isso, você pode contar com a Xtrategy. Temos uma equipe habilitada para trazer soluções e pensar nas melhores estratégias de acordo com o segmento do seu negócio.  

Entre em contato conosco!