O poder da gestão inteligente de dados

por
Adriane Abeijon

Em um mundo cada vez mais digital, a gestão eficiente (e inteligente) de dados tornou-se indispensável para todas as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação. Aliás, hoje em dia, pequenos e médios negócios têm acesso a tecnologias e informações antes disponíveis apenas para grandes empresas.


A máxima "Quem não mede, não gerencia" é, de fato, uma verdade. Diversos autores reforçam esse conceito, como Peter Drucker (considerado pai da administração e gestão moderna), William Edwards Deming (considerado o pai do gerenciamento da qualidade) e Joseph Juran (consultor de negócios reconhecido por seu trabalho com qualidade e gestão da qualidade).


Existem inúmeros benefícios oriundos da gestão de dados. Dentre eles, incluir na rotina diária de forma fácil e rápida a verificação de indicadores de desempenho, reduzir a quantidade de informações redundantes, aumentar a produtividade da equipe que utiliza os dados, entre outros.


Entretanto, a falta de controle dos dados pode ocasionar gastos desnecessários com problemas que poderiam ter sido resolvidos em tempo hábil, além de consumir tempo demasiado na busca por informações relevantes e que facilitam a  tomada de decisões e planejamento de ações. 


Para te ajudar, listamos abaixo alguns princípios básicos na coleta de dados:


  1. Relevância: os dados precisam ser tratados como ativo corporativo;
  2. Qualidade: os dados precisam ser organizados e classificados para o seu bom uso;
  3. Gestão de Risco: como alguns dados são considerados sensíveis, a empresa necessita criar políticas internas para sua divulgação, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  4. Federação: é preciso definir quais serão as estruturas de dados padrões (valores e seus relacionamentos), além da forma de extração desses dados;
  5. Eficiência: para que eles sejam relevantes é preciso que eles sejam apresentados no tempo, local e formato ideal para quem irá utilizar e analisar;
  6. Colaboração: respeitando as restrições da LGPD, é importante compartilhar os dados corporativos somente os públicos de fato interessados; 
  7. Inovação: é preciso estar atento às mudanças na forma de gerenciamento;
  8. Contextualização: o contexto que os dados serão usados pode mudar a forma de armazenamento, tratamento e utilização;


Através do uso de dashboards (painéis visuais) é possível ter uma visão global dos negócios de acordo com a realidade de cada empresa. O principal objetivo é facilitar o acompanhamento das operações e KPIs (indicadores chave de performance) sem que seja preciso analisar planilhas extensas e outros relatórios. Cada empresa pode elaborar seus dashboards de acordo com a sua necessidade e aplicabilidade, podendo ser:


Dashboard Operacional: voltado para processos e planos de ação que precisam ser monitorados diariamente. Contém dados que proporcionam um melhor controle individual (ou de pequenos grupos) das metas e andamento das atividades. É ideal para vendedores ou processos industriais, por exemplo.


Dashboard Tático: contém informações que auxiliam os gestores a tomarem decisões de médio prazo em áreas com estratégias específicas. É ideal para gestores de equipes e de projetos, por exemplo.


Dashboard Estratégico: pode conter informações resumidas de resultados financeiros, desempenho mensal das diferentes áreas da empresa, metas anuais, entre outros, com a possibilidade de cruzamento dos dados com períodos anteriores e projeções futuras;


Atualmente na Xtrategy4 utilizamos o Power BI (Microsoft) como ferramenta principal na geração de dashboards. Ele foi eleito, pelo décimo segundo ano consecutivo, como a melhor ferramenta de BI do mundo. O quadrante abaixo desenvolvido pela Gartner, empresa mais importante de pesquisa em tecnologia da informação e consultoria do mundo, comprova o poder dessa ferramenta. 

O quadrante é uma representação gráfica do mercado de TI que abrange determinado período, nele as empresas são classificadas como: Líderes, Desafiadores, Visionários, Concorrentes de Nicho. A Microsoft está classificada como líder, ou seja a mesma dita  as regras do seu segmento, tem tecnologia avançada e uma visão melhor do mercado.


Temos diversos cases de sucesso em nossas soluções de Gestão de Dados, sendo as áreas mais demandantes: 1) Comercial; 2) Financeiro/Contábil; e 3) Estoque/Logística. Caso você queira entender melhor como funciona essa ferramenta temos um exemplo de utilização no nosso site: https://www.xtrategy4.com.br/homepages/servicos-gestao-de-dados 


Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então siga nos acompanhando, e se quiser saber como podemos te ajudar a melhorar a Gestão de Dados da sua empresa, entre em contato conosco!