Licenciamento ou Franquia?

por
Roberta Soares e Letícia Dal Corso

Você sabe quais são as diferenças entre ser licenciado ou franqueado?

Sabe dizer quais são os principais players e o quanto estes setores movimentam na economia?

Existem duas formas de se “aliar” à uma marca que já tem visibilidade no mercado: o licenciamento e a franquia (franchising). A decisão por uma ou outra está associada ao tipo de relação com o cedente da marca, no seu perfil empreendedor e no que você espera de um negócio.


Os contratos de LICENCIAMENTO possuem normalmente duração de 6 meses a 1 ano, em que o licenciado recebe o direito de uso da marca e alguns direcionamentos através de guias e manuais. Apesar do suporte reduzido, este modelo permite uma maior liberdade na administração do negócio em si. A escolha dos canais de comunicação, bem como a prospecção, venda e pós-venda são de responsabilidade do licenciado. Não há taxa de adesão, apenas royalties, ou seja, valores percentuais sobre as vendas, repassados periodicamente à uma determinada marca por esta ter cedido o direito para que um terceiro pudesse produzir e comercializar determinado produto ou serviço. Existem diferentes métodos para calcular o valor dos royalties, entretanto, o mais usual consiste em um percentual sobre o faturamento (vendas).


Exemplos conhecidos de Licenciamento são os programas The Voice e Big Brother Brasil, em que a Rede Globo adquire o direito de uso e o formato dos programas. O gerenciamento, divulgação e outras decisões estratégicas são de responsabilidade da emissora de TV.

Já no caso das FRANQUIAS, os contratos possuem duração mínima de 4 anos, e a relação entre as partes é mais engessada, o que não significa que seja ruim! Pelo contrário, o franqueado adquire o direito de uso da marca e um modelo de negócios estudado, planejado, formatado e testado que oferece mais segurança e suporte ao franqueado. No que diz respeito ao investimento, diferentemente do Licenciamento, as Franquias exigem uma taxa de adesão (também conhecida como taxa de franquia), que consiste em um valor fixo inicial relacionado aos serviços de pré-inauguração, treinamentos, auxílio na escolha do ponto comercial, projetos arquitetônicos, entre outros, além dos Royalties. Nas franquias, os royalties subsidiam o suporte total, próximo e presente, em todas áreas de operação negócio, bem como treinamentos e atualizações.


No que diz respeito às Franquias, temos o McDonalds, líder absoluto no segmento de restaurantes fast food e a maior rede do mundo! A empresa possui cerca de 36 mil lojas em 119 países.

Por sinal, fica a dica do filme que conta a história da ascensão do McDonald's a partir do momento em que um vendedor percebe uma demanda sem precedentes e adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice "Mac" no sul da Califórnia. Fome de Poder (2016) é, evidentemente, baseado em fatos reais e mostra a transformação da marca em um gigantesco império alimentício, de uma forma que você certamente ficará surpreso!

Não podemos deixar de falar da maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos, O Boticário, empresa 100% brasileira com presença global e case em diversas frentes do marketing estratégico.

>>Abaixo trazemos alguns dados sobre os setores:

Segundo recente report da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o modelo de negócios de Franquias teve crescimento de 6,9% em 2019, alavancado pelos segmentos Casa e Construção. Foram aprox. R$ 180 bi movimentados em 2019 no setor!!

O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo, ficando atrás somente de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá.

📊 35% das franquias estão concentradas no segmento de Alimentação, sendo as top 3:

    1) McDonalds (USA): 2.359 unidades;

     2) AM/PM (USA): 2.377 unidades; e

     3) Cacau Show (BRA): 2.322 unidades.

📊 19% no segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, sendo as top 3:

     1) O Boticário (BRA): 3.806 unidades;

      ***O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo no segmento de Perfumaria e Cosméticos.

     2) Óticas Carol (BRA: 1.335 unidades; e

     3) Óticas Diniz (BRA): 1.154 unidades.
 

📊 13% em Serviços Educacionais, sendo as top 3:

     1) Kumon (JPN): 1.563 unidades;

     2) Wizard By Pearson (BRA): 1.260 unidades; e

     3) Fisk (BRA): 768 unidades.

Já a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens) estima que, só no varejo, o crescimento tenha sido de 6% em relação a 2018, movimentando cerca de R$ 20 bi!! O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas!

📊São cerca de 500 empresas licenciadas;

📊600 licenças disponíveis (80% estrangeiras);

📊 50 agências licenciadoras; e

📊 1.500 Empregos diretos e milhares de empregos indiretos.

Os segmentos que mais utilizam Licenciamento são:

     1) Confecção;

     2) Papelaria;

     3) Brinquedo; e

     4) Personal Care.

Obs: a ABRAL informa que não há uma pesquisa oficial que endosse tais números do setor de licenciamento no Brasil, portanto, tratam-se de estimativas.

Para acessar os reports oficiais acesse: https://www.abf.com.br/ | https://abral.org.br/setor/

Mas, afinal de contas, qual a melhor opção?
A resposta é: a que mais combina com o seu perfil empreendedor! Se você já possui um negócio e deseja que ele esteja ligado à uma grande marca, mas não lhe agrada ter que seguir uma cartilha de processos minuciosos, certamente o licenciamento é a alternativa mais assertiva para você. Entretanto, se você ficará mais confortável seguindo processos estruturados que lhe garantam maior segurança, a franquia pode ser a melhor escolha.


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