Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na Diretoria.

por
Brenda Trapaga

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado recentemente no dia 08 de março, e em homenagem a essa data tão importante, trazemos aqui algumas informações que no mínimo, irão te instigar.

Quando falamos em mulher, sabemos que o lugar dela é onde ela quiser. Mas quando falamos em mulheres em altos cargos de gestão, você saberia dizer a porcentagem de mulheres brasileiras que ocupam o cargo de CEO (Chief Executiver Officer), ou seja, de Diretora Executiva?

Antes de mais nada, que um CEO precisa ser tomadores de risco, líderes natos e comprometidos, você já sabe. Mas já parou para pensar nas características que um CEO precisa ter por trás de tudo isso? Coragem, organização e resiliência são alguns pontos importantes, afinal, ele(a) precisa oferecer tudo isso para o bom andamento da equipe. Confira mais aqui.

Em um levantamento realizado pela BR Rating em 2021, foi constatado que apenas 3,5% das empresas brasileiras possuem uma mulher à frente de decisões estratégicas.

Apesar de terem maior instrução média de nível superior do que os homens, as mulheres brasileiras ainda são minoria em cargos gerenciais.

Aqui na Xtrategy nós temos uma mulher como CEO, a Tatiana Duarte, formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul e com MBAs em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV. Ela também possui formação técnica em Processamento de Dados e diversos cursos e treinamentos em Neuromarketing, PNL, entre outros. Tem proficiência na língua inglesa pela Cambridge University e fluência em Espanhol. Além disso, ela possui 2 startups, uma na área da saúde e outra para inclusão da população cega e de baixa visão! Mas o "cargo" que ela mais se orgulha é: SER A MÃE DA ISA!

Inclusive, este é um dos grandes desafios durante a jornada profissional de uma mulher: o pré-conceito com a maternidade. Apesar de estarmos evoluindo enquanto empresas, muitas ainda acreditam que não seja possível conciliar a rotina de negócios com a de ser mãe. Isso ocorre muito porque a equidade de gênero nos ambientes corporativos ainda não existe de fato.

Alguns exemplos de empresas que apoiam funcionárias com filhos, são a Bayer, o Grupo Chrysler, o Citybank, a Cisco e várias outras. O apoio vem em forma de creches, promoção de mulheres durante a gestação e mais diversos benefícios que servem como incentivo para mulheres verem que podem tudo.

Conheça outras 4 mulheres e mães que ocupam posições de liderança para te inspirar:

Luiza Helena Trajano, mãe do Frederico, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza;

Isabela Matte, mãe do Leo e da Maya, CEO da Isabela Matte Store desde os 12 anos;

Bianca Andrade, mãe do Cris, CEO Boca Rosa Company (BH Hair e BH Beauty);

Renata Peixe, mãe, Diretora Financeira na Assurant.

Gostou do nosso conteúdo? Não esquece de nos acompanhar nas redes sociais @xtrategy4.