MVP

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

💡 Você tem uma ideia, a julga genial, pula as etapas de pesquisa e planejamento (até porque tem certeza que a ideia é única e revolucionária), investe pesado no seu desenvolvimento e lança seu produto ou serviço ao mercado imaginando uma completa aceitação.

Algum tempo depois, PÁRA TUDO ⚠ ! O público não era bem o imaginado, o valor percebido não era exatamente o esperado, ou pior, não houve aceitação alguma para sua oferta.

📚 Por meio de experimentação, é viável identificar possíveis pontos de melhoria, além de descobrir o que o público realmente precisa no que diz respeito a essa solução. Foi em cima destas hipóteses que surgiu o conceito de MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável). Apesar de estar em alta, o termo foi definido há mais de 15 anos atrás por Frank Robinson, e depois popularizado por Steve Blank e Eric Ries, precursores do modelo de Lean Startup.

☑ MVP é um protótipo com as funcionalidades mínimas essenciais que permitam ao usuário testar os principais benefícios do produto, propiciando a troca de informações de forma precoce, bem como a adaptação contínua em busca do Product Market Fit = produto que se encaixa exatamente na necessidade do consumidor.

A imagem utilizada no nosso post ilustra bem este conceito. Entregar valor ao cliente em todas as etapas e não somente no final!
O principal benefício dos exemplos da imagem é a MOBILIDADE.
Notem a grande insatisfação do consumidor quando no primeiro protótipo é entregue apenas uma roda, o que não permite que ele sequer se locomova. Essa insatisfação se repete nas etapas seguintes, exceto na última, quando o carro é de fato entregue como produto pronto. .
Já nos segundo exemplo, mesmo que ainda muito instatisfeito na primeira versão, o principal atributo/benefício foi entregue. Nas etapas seguintes a insatisfação ainda existe, porém menor, pois o produto foi melhorado. Nas etapas 4 e 5 temos uma evolução significativa e chegamos finalmente ao Product Market Fit!
🛹 👉🏻 🛴 👉🏻 🚲 👉🏻 🏍 👉🏻 🚙 👌🏻 .

É neste momento que as empresas devem investir em Marketing e Comunicação, mas isso é tema para outro post.

💁🏻‍♂️ Gostou do conteúdo?

#xtrategy4#mvp#mind7startup#inteligenciademercado