Nem só de curtidas vive o Marketing Digital

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

Em Julho deste ano o Instagram começou a testar a ocultação da quantidade de “likes” ❤ nas postagens aqui no Brasil em sua versão mobile📱. Ainda se pode visualizar quem curtiu, mas não numericamente. Na versão web e através de sites de terceiros como Reports+, Stalkie (entre outros) ainda é possível, mas ao que tudo indica as métricas da vaidade e a corrida pelo seu like estão com os dias contados!

Os testes no Brasil vem depois do piloto já ter apresentado resultados positivos no Canadá 🇨🇦, onde a ocultação começou em maio deste ano. De acordo com o Instagram o objetivo é evitar o clima de competição entre usuários...

Embasando esta mudança está a pesquisa realizada pelo Royal Society For Public Health (2017) que entrevistou aprox. 1.500 jovens entre 14 e 24 anos em todo o Reino Unido. Na pesquisa foi solicitado que eles classificassem de que forma cada uma das plataformas de mídia social impactavam a sua saúde e bem-estar. Alguns dos assuntos mais citados foram: ansiedade, depressão, solidão e FoMO (Fear of Missing Out), que é o medo de estar desconectado e perder o que está acontecendo no mundo virtual. 😱
Ainda, a pesquisa classificou as plataformas que mais refletem este sentimento: 1 YouTube (+ positiva), 2 Twitter, 3 Facebook, 4 Snapchat, 5 Instagram (+ negativa).

Um dos públicos que não gostou muito da mudança foram os “digital influencers”🤳. Preocupados com os impactos em seus negócios, que são baseados na exposição desses números, alguns já começaram a “printar” a tela de curtidas e divulgar em suas redes.

No que diz respeito às vendas, já se sabe que curtidas não significam, obrigatoriamente, conversão. O que mantém o cliente interessado em manter uma relação virtual é o que você lhe agrega: geração de conteúdo, promoções com “call to action”, provocação para novas formas de pensar o seu negócio, etc. Uma gama de fatores são combinadas para gerar essa relação online e ser projetada para o mundo offline, e vice-versa.

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