O Boticário cria o primeiro perfume através de IA

por
Tatiana Duarte

➡️ Buscando inovação no processo criativo para um novo perfume, o grupo Boticário, maior varejista de cosméticos do Brasil, deu um passo à frente no mercado e desenvolveu as primeiras fragrâncias do mundo com o uso de Inteligência Artificial!
Em conjunto com a casa de fragrâncias alemã Symrise (uma principais fornecedoras da empresa) e a IBM Research, foi desenvolvida uma solução inédita de inteligência artificial para a criação de perfumes.

🖥 O software examinou milhões de dados referentes a fórmulas e ingredientes para chegar a novos padrões e novas combinações, tudo isso usando “novos e avançados algoritmos de aprendizado automático”. A partir deste processo foram criadas duas combinações inéditas de fragrância.

⏰ O uso do software ainda trouxe outra vantagem: a redução do tempo de desenvolvimento dos novos produtos, que ocorreu em apenas seis meses, enquanto um processo convencional pode demorar até três anos.

🛍 O resultado são os primeiros perfumes do mundo desenvolvidos com a ajuda de AI. As duas versões chegam ao mercado em meados de 2019, e ainda não têm nome, frasco ou preço definido. Todo o mistério faz parte da estratégia de marketing dos produtos, que miram o grupo de consumidores da geração Y ou millennials (os nascidos de 1980 a 1995).

📚 Para quem gosta deste universo de tecnologias, big data e machine learning, seguem duas dicas de livros:
"The Deep Learning Revolution (The MIT Press)" de Terrence J. Sejnowski.
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"Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work, and Think" de Kenneth Cukier e Viktor Mayer-Schöberger.

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