O que é Benchmarking

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

Espiar o quintal do vizinho e aprender a jardinar como ele é uma estratégia de marketing valiosa quando se busca pesquisar o mercado e compreender as melhores práticas de gestão.

Olhar para dentro da empresa, outras filiais e se espelhar em suas qualidades também é benchmarking, mas é interno.

O Benchmarking competitivo é aquele focado em organizações que disputam o mesmo mercado. A maior vantagem é observar o que a concorrência está praticando. A contrapartida, porém, é a imensa dificuldade em conseguir parcerias entre os concorrentes. Muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações de Benchmarking competitivo.

O benchmarking funcional essencialmente compara processos. Captando as melhores práticas para que o trabalho se torne mais simples, em menor tempo e mais lucrativo. É bastante comum, inclusive, que as empresas se inspirem em outras de segmentos completamente diferentes.

Ainda, quando uma empresa permite que uma terceira saiba de seus processos para que esta aprenda com ela. Isso acontece por muitos motivos: prestígio, notoriedade entre outros. Isso se chama Marketing de Cooperação.

Perceba que não há receita de bolo Cada cliente e cada negócio são únicos. Mas para todos concordamos que saber quem está com você no mercado é essencial... assim como se informar sobre ele! A Xtrategy4 presta Consultoria Especializada e oferece Soluções em Estratégias de Marketing, dentre elas as pesquisas mercadológicas.

#xtrategy4#benchmarking#pesquisademercado#marketingestrategico#planejamentoestrategico#inteligenciademercado