O que é SCRUM?

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares

Já que estamos em semana de Gramado Summit, o post dessa quinta-feira será sobre um tema que está diretamente relacionado ao processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços com a metodologia ágil.🚀

É o Scrum! Que se propõe a agilizar demandas de forma organizada e com tempo determinado.

O Scrum é formado por: backlog do produto (o que já sabemos), backlog de Sprint (ciclos determinados de tentativa, erro e sucesso), encontros diários de scrum (feedback de evolução e produto final).

Uma das grandes vantagens deste sistema em módulos, é que ao final de um Sprint, se houver algum problema, é perdido apenas o tempo daquele ciclo, ao passo que no sistema de cascata, caso haja algum problema lá no final do projeto, às vezes se perde todo o processo e é necessário voltar ao ponto zero do planejamento.

Para compreender o processo de forma simplificada vamos usar um exemplo. Imagine que você receberá amigos 👫 para jantar e gostaria de fazer pizzas caseiras🍕. Você poderia deixar o planejamento para a última hora e utilizar ingredientes que você possui em casa. No entanto, se no momento da janta você descobrir que não tem queijo em casa provavelmente o projeto vai pivotar para pizzas por Delivery mesmo. Agora, se você resolveu programar o processo prevendo que tipo de pizza serão servidas levantando informações sobre, receitas, ingredientes, fornecedores, tempo para iniciar o preparo e a melhor forma de servir, provavelmente o pior cenário será você ir comprar um ingrediente em uma loja e descobrir que acabou. Então você irá em outra loja e tudo ok. Neste exemplo você pode ter perdido tempo em uma etapa mas não o projeto todo, tendo de apelar para o Delivery!

É importante ressaltar que um projeto é executado por pessoas e a equipe precisa de alguns valores para o êxito do Scrum. São eles: Comprometimento, Foco, Transparência e Respeito.

👉🏻 Pessoas comprometidas com resultados estão fadadas ao sucesso. 🏆

#xtrategy4#inteligenciademercado#scrum#gerenciamentodeprojetos#gramadosummit#inovacao