Pesquisa mercadológica: funciona mesmo?

por
Brenda Trapaga

Antes de mais nada, algumas perguntas:

  • Você consegue dimensionar seu mercado de atuação?
  • Sabe quem é e compreende seu público-alvo?
  • Como está posicionado em relação aos seus concorrentes?
  • Sua empresa gera indicadores de desempenho junto ao mercado?

As pesquisas mercadológicas são uma forma de coletar dados e gerar informações relevantes para o seu negócio, auxiliando na tomada de decisões de forma estratégica e assertiva. Por isso, trata-se de uma ferramenta indispensável para minimizar riscos e identificar oportunidades para a sua empresa. Ela também pode dar uma visão geral sobre o setor em que se atua (ou pretende atuar).

Existem diversos tipos de pesquisa no que diz respeito à metodologia, abordagem, análise, entre outros.

Em linhas gerais, são duas as metodologias mais conhecidas: a qualitativa (cunho exploratório) e a quantitativa (cunho descritivo). 

Aqui na Xtrategy, aplicamos uma série de pesquisas com diferentes metodologias para atender objetivos que visam compreender:

  • Imagem e Posicionamento da Marca: auxilia no entendimento de como sua marca está sendo vista pelos consumidores, prospects, funcionários, etc. Ou seja, ela ajuda a entender qual é a imagem da marca dentro do imaginário do seu público.
  • Satisfação de Clientes: tanto para clientes empresas (b2b) quanto consumidores finais (b2c), entender a percepção de quem compra e consome sua marca é extremamente importante. Além de permitir a avaliação de diferentes critérios relacionados aos produtos e serviços ofertados pela empresa, como: atendimento comercial, entrega, qualidade, entre outros, a pesquisa tem a função de gerar indicadores de performance (KPIs), medindo quantitativamente o NPS (Net Promoter Score), ou seja, o índice de recomendação da marca; e ISG (Índice de Satisfação Geral). 
  • Abordagem 360º: é um método de avaliação de desempenho utilizado por empresas, onde o objetivo principal é desenvolver algumas competências nos colaboradores, além de auxiliar os mesmos a estarem informados sobre como estão atuando em seus cargos.
  • Comportamento de Consumo/Personas: pesquisa que auxilia no entendimento do comportamento do público que consome produtos do seu segmento, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.
  • Preços/Cliente Oculto: ocorre quando uma empresa contrata os serviços de outra companhia especializada no mercado de forma oculta. Uma pessoa comum avalia, de maneira sigilosa, os produtos ou serviços ofertados pela empresa aos seus consumidores.
  • Potencial de Mercado: esta pesquisa analisa todas as informações relacionadas aos concorrentes e consumidores para analisar o real  potencial de mercado. É um processo importante que contribui para notar oportunidades de oferta e demanda, além de permitir melhor compreensão do nível de satisfação de seus clientes.
  • DNA da Marca/Endobranding: envolve os principais executivos da empresa, traduz o código genético da organização, aquilo que irá identificá-la e diferenciá-la. O DNA da Marca cumpre a função de reunir tudo que diz respeito à marca de uma organização, fundamentando sua existência com base em algumas facetas organizadas em um conjunto de passos
  • Análise do Ambiente Digital: É um processo indispensável para qualquer empresa que esteja em busca de uma vantagem competitiva no mercado. Ela leva em consideração o conjunto de forças e variáveis que uma organização deve avaliar para atender às necessidades dos clientes da melhor forma possível. Tem como objetivo levantar informações sobre o mercado de atuação e desenvolver a comunicação da empresa através do ambiente digital. Analisar quais redes sociais fazem sentido para a empresa estar presente, com o objetivo de impactar o público que possui interesse no produto

Mas e como funciona?

Nós da Xtrategy primamos pela qualidade dos dados e informações coletadas nas pesquisas mercadológicas. Após entender a necessidade do seu negócio, que envolve um bom detalhamento e briefing, bem como determinação dos objetivos gerais e específicos, desenhamos a metodologia mais assertiva e  desenvolvemos questionários específicos para o público alvo considerando o nível estratégico do entrevistado. Estes processos são fundamentais para nortear as tomadas de decisão de curto, médio e longo prazo. 

Também reforçam os diferenciais competitivos nas mais diversas frentes de atuação da sua empresa. Posicionamento de mercado, percepção de valor, possibilidade de margem de erro na tomada de decisões e melhora no ambiente de trabalho são só alguns dos muitos ganhos que já entregamos aos nossos clientes.

A Xtrategy identifica as melhores oportunidades, minimizando os possíveis riscos. 

Vamos alavancar juntos o seu negócio?

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