The Start-up of You

por
Tatiana Duarte e Roberta Soares


De tempos em tempos recomendamos leituras que consideramos relevantes no universo empresarial e em inteligência de mercado. Hoje trazemos o livro "Comece por Você" (título original The Start-up of You) de Reid Hoffman,  empreendedor, investidor e co-fundador do LinkedIn, e Ben Casnocha, premiado empreendedor e escritor. 


Nele o foco está no indivíduo e na abordagem das mudanças de comportamento necessárias para que o profissional do futuro possa lidar com um contexto que se modifica rapidamente. Ele enfatiza o poder da nossa rede pessoal de contatos, do aprendizado contínuo e necessidade de nos mantermos curiosos e interessados no futuro.


A competição global por trabalhos é feroz! O pacto empregador-empregado se transformou e a segurança tradicional dos empregos é coisa do passado.


Os autores frisam que o  segredo é gerenciar a sua carreira como se ela fosse uma start-up! Ou seja, um negócio em teste, aprendizado e crescimento.

"Start-ups, e os empreendedores que as comandam, são ágeis. Eles investem em si mesmos, eles constroem suas networks profissionais. Eles assumem riscos inteligentes. Eles fazem as incertezas e as volatilidades trabalharem a seu favor. Estas são as mesmas característica profissionais necessárias para ir à frente hoje."

Reid Hoffman e Ben Casnocha


O livro traz uma abordagem nova ao sair da básica apresentação ou currículo, trazendo as melhores práticas do Vale do Silício para que você possa aplicar consigo mesmo. Não importa o tamanho da empresa em que você trabalha ou se você está começando um negócio: é importante ter em mente que o seu comportamento profissional influencia a sua escalabilidade no mundo dos negócios. E você precisa saber como fazê-lo! Abaixo seguem algumas considerações apresentadas no livro:


- Adaptar seu plano de carreira enquanto muda, as pessoas ao seu redor mudam, e indústrias mudam;


- Desenvolver uma vantagem competitiva para ganhar os melhores trabalhos e oportunidades;


- Fortalecer  sua rede profissional ao construir alianças poderosas e manter um mix diverso de relacionamentos;


- Encontrar a chance única para acelerar o crescimento de sua carreira;


- Assumir riscos proativos para se tornar mais resiliente aos tsunamis empresariais;


- Acessar sua rede de contatos para informações e inteligência que o ajudam a tomar decisões mais inteligentes.


O conteúdo do livro pretende lhe transformar em CEO da sua carreira para que você tenha o controle do seu futuro profissional. 


Lançamos um convite para reflexão: Como você se vê depois que toda essa nuvem de incertezas da pandemia passar? Quais são suas previsões para o futuro? 


A Xtrategy4 está disponível neste momento diferente do mercado, trazendo conteúdos de qualidade e relevância, e aberta para te ouvir e trocar ideias com você!